Joana Falcão

Joana Falcão

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica (UATLA), com a cédula profissional número C -035367180.

Pós Graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial, pelo Centro E.PAP – Portugal.

É Terapeuta da Fala na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), onde desenvolve a prática clínica com crianças, adolescentes, adultos e séniores, em várias áreas de intervenção, nomeadamente: comunicação, linguagem oral e escrita, articulação verbal, gaguez, motricidade orofacial, voz e alimentação (mastigação/deglutição).

Desenvolve funções como Terapeuta da Fala na equipa de Cuidados Continuados da SCMAH, e colabora na elaboração e implementação de projetos, que proporcionam a prevenção e reabilitação da deterioração sensorial, neurolinguística e comunicativa dos séniores e que promovem o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar, de forma a prevenir o insucesso escolar.

Formadora Certificada, colabora com o Departamento de Formação da SCMAH, como formadora de ações de sensibilização e cursos de curta duração, destinados a cuidadores formais e informais, voluntários, educadoras de infância, auxiliares de educação, pais e comunidade em geral consoante as necessidades evidenciadas.

Colabora com a Academia Sénior da SCMAH, na disciplina de Educação para a Saúde como formadora convidada.

Tem participado em encontros científicos e congressos nacionais como oradora na área de Terapia da Fala.

Possui experiência profissional em contexto Hospitalar (Serviço de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) e Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC)), CerciOeiras - Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), agrupamentos de escolas e clínicas privadas.

Telefones: 963354135 / 912223942
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Esta colaboradora possui o número de registo A 415 – TDT - TFA, na Direção Regional de Saúde dos Açores.