Francisco Simões

francisco-simoes

É casado, tem um filho e vive na Ilha Terceira.

É licenciado em Psicologia pela Universidade de Coimbra e mestre em ciências sociais pela Universidade dos Açores.

Em 2013, obteve o grau de doutoramento em psicologia clínica pela Universidade de Coimbra.

Entre 2004 e 2015 foi coordenador e gestor de projectos do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Caritas da Ilha Terceira, financiados pelo Governo Regional dos Açores, Fundação EDP e Fundação Gulbenkian, entre outros.

Em 2004, cria e inicia a sua colaboração com o Centro de Intervenção Psicológica e Pedagógica (CIPP).

Desde 2006, tem experiência como formador no âmbito da formação contínua de professores em temas como a tutoria escolar, a relação escola-família ou a prevenção e gestão da indisciplina e de comportamentos anti-sociais.

Entre 2009 e 2013, interrompe a sua colaboração com a Caritas da Ilha Terceira para desenvolver um trabalho de investigação centrado no impacto da tutoria escolar no bem-estar e no sucesso académico de alunos em situação de maior vulnerabilidade social. Este projecto veio a estar na origem da sua tese de doutoramento pela Universidade de Coimbra.

Desde Março de 2015, passou a ser membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Social do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), colaborando com o grupo Comunidade, Educação e Desenvolvimento.

Presentemente, desenvolve este projecto centrado na análise do impacto das (in)consistências no exercício da autoridade por parte de pais, professores e mentores na adesão a normas sociais.

Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais nas áreas da psicologia e da educação.


Telefones: 966039216;
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este colaborador possui o número de registo P1971, na Direção Regional de Saúde dos Açores.