Filipe Fernandes

Filipe Fernandes

Filipe Fernandes é Psicólogo Clínico e colabora com o CIPP desde 2005. Actualmente, além de psicólogo, assume funções de sócio-gerente e de direcção técnica do Centro.

É casado e tem uma filha/princesa que adora e que dá (ainda mais) luz aos seus dias, permitindo que se considere um pai muito feliz.

É Mestre em Psicologia Clínica e Saúde pela Universidade de Coimbra, cidade que adora.

Foi também na Universidade de Coimbra que concluiu a Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental.

É especialista em Psicotraumatologia, após ter concluído com sucesso curso de especialização organizado pelo Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela European Societey for Traumatic Stress Studies.

Frequenta o Curso de Especialização em Psicologia de Alto Rendimento, dinamizando pela Barça Innovation Hub e pela Universidad Siglo 21, consolidando competências na Psicologia do Desporto.

Possui formações adicionais em diversas áreas, das quais se destacam a Entrevista Motivacional, a Psicotraumatologia, a Perturbação de Stress Pós-Traumático, a Intervenção na Hiperatividade com Crianças e Adolescentes, as Técnicas de Apoio Psicossocial em Situações de Catástrofe, Crise e Emergência, Educação Parental, entre outras.

É Psicólogo Clínico na Unidade de Saúde da Ilha Terceira - Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, onde desenvolve trabalho clínico com crianças, adolescentes, adultos e seniores, bem como desenvolve funções como Psicólogo Clínico nas equipas de Saúde Escolar, Cuidados Paliativos, Cuidados Continuados, Saúde Comunitária e Comissão de Ética.

É, desde 2013, Presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Angra do Heroísmo, entidade com competência territorial no domínio da dissuasão do consumo de substâncias psicoactivas ilícitas nas ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge.

Colaborou, de forma pontual, com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores na planificação de projectos.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional número 5290. Foi reconhecido como especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Justiça e em Psicologia Comunitária.

Tem desenvolvido atividade como psicólogo clínico, técnico ou coordenador nas áreas da intervenção social, da ação comunitária, do contexto prisional ou da prevenção do uso e abuso de substâncias psicoativas.

É, desde 2016, membro da equipa técnica do Clube Karaté-Dô Shotokan de Angra do Heroísmo, colaborando, como psicólogo, no treino de atletas de competição. Tem experiência de acompanhamento de atletas de alta competição, de diversas modalidades.

É formador certificado pela DRTQPDC, tendo desenvolvido trabalho de formador, de coordenação pedagógica e de gestão de formação em várias entidades (Hospital Sobral Cid, Cáritas da Ilha Terceira, Unidade de Formação da Cáritas da Ilha Terceira, SCMAH, INETESE, Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Colégio de Santa Clara,...).

Foi eleito para os órgãos sociais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, na Direcção Regional dos Açores, em 2016. É representante da Região Autónoma do Açores no Grupo de Trabalho da OPP sobre a intervenção dos psicólogos no Sistema Nacional de Saúde.

É formador acreditado na Formação Contínua de Professores em diversos domínios.

É e-tutor certificado.

Desenvolveu e apresentou várias comunicações em eventos e fóruns científicos nacionais e internacionais, sendo autor ou co-autor de várias publicações e de vários programas de intervenção.

É associado do Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e da ESTSS - European Society for Traumatic Stress Studies.

Telefones: 918179638
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este colaborador possui o número de registo P1970, na Direção Regional de Saúde dos Açores.