Adultos

Adultos

Muitas vezes vivemos situações que nos fazem questionar os nossos princípios mais básicos… Quando tal acontece, quando entendemos que não somos capazes de responder às exigências e que alguma(s) área(s) da nossa vida nos fogem ao controlo podemos ser invadidos por pensamentos e emoções negativas (vergonha, culpa, tristeza, ansiedade,…), que afetam a forma como funcionamos, perante nós próprios e perante aqueles que nos rodeiam, nos diversos contextos que habitamos.

Mais do que, pura e simplesmente, catalogar e rotular um dado contexto problemático, os técnicos do CIPP têm a preocupação de entender cada situação de uma forma que respeite todas as facetas da pessoa, tendo como objetivo realizar uma verdadeira compreensão da situação, à luz do presente, mas também do seu percurso de vida.

Tal não significa, no entanto, que não seja realizado um diagnóstico adequado, mas sim que esse diagnóstico é um meio, e nunca um fim em si mesmo. Os técnicos do CIPP constituem-se como participantes ativos no processo de co-construção de novos significados e de novas leituras e interpretações, que sejam mais realistas e funcionais, diminuindo o desconforto da pessoa que os procuram e potenciando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. Só assim faz sentido encetar uma (verdadeira) relação terapêutica.

Só assim vale a pena encetar tal desafio conjunto…

O campo de intervenção psicoterapêutica com adultos no CIPP é vasto, englobando, por exemplo:

  • quadros de ansiedade (fobia social, perturbação de ansiedade generalizada, perturbação obsessivo-compulsiva, fobias específicas, perturbação de pós-stress traumático, perturbação de pânico, agorafobia…);
  • quadros depressivos (depressão, distimia,…);
  • dificuldades pessoais ou interpessoais;
  • problemas relacionais;
  • problemas familiares;
  • perturbações de personalidade.

O desenvolvimento de ações de formação, em nome próprio ou em parceria, é outro dos domínios de ação do CIPP com a população adulta. É extensa a experiência da equipa técnica do CIPP em diversos domínios de formação, e em diversos papéis, sendo um dos caminhos que pretendemos trilhar num futuro próximo!

O desenvolvimento de processos relacionados com a terapia da fala é, igualmente, uma das nossas vertentes de intervenção.

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados