Parcerias

Desde a sua criação, o CIPP tem procurado desenvolver parcerias, no sentido de dotar a sua ação de maior abrangência, de procurar constituir-se como um ator interventivo na comunidade onde se insere e de dar uma resposta tecnicamente competente às solicitações que lhe têm chegado de diversas proveniências.

São vários exemplos de parcerias desenvolvidas pelo CIPP, ao longo dos últimos anos.

Nos anos de 2005 e 2006, o CIPP organizou um Ciclo de Tertúlias “Por falar nisso..”, nas quais foram discutidos, num ambiente descontraído e informal, um conjunto alargado de temas.

Também no ano de 2006, o CIPP foi parceiro do Departamento de Formação da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo na organização e dinamização de ações de formação.

Mais recentemente, o CIPP foi parceiro do INETESE - Associação para o Ensino e Formação (Polo de Angra do Heroísmo) e da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo no desenvolvimento de iniciativas formativas.

Para além dos domínios da formação, os técnicos do CIPP têm assumido outras colaborações, sendo de registar parcerias de trabalho com empresas especializadas na infância (Empresa Divertiláxia, na Praia da Vitória), na avaliação e promoção das iniciativas pedagógicas desenvolvidas e com grandes empresas do ramo comercial da Ilha Terceira (INSCO), na avaliação e intervenção psicoterapêutica com colaboradores.

Em 2012, o CIPP desenvolveu uma colaboração com a “Associação Olhar Poente”, da freguesia da Vila Nova, desenvolvendo "Conversas para Pais", uma tertúlia sobre parentalidade com os pais das crianças das valências da Associação.

Em março de 2012, o CIPP dinamizou duas ações de formação no Colégio “O Baloiço” na dinamização de uma ação de formação com funcionárias do mesmo, na óptica da potenciação da sua ação profissional.

Em janeiro de 2013, o CIPP organiza o I Ciclo de Oficinas Formativas "Não há duas, sem três" na Academia da Juventude, num evento dirigido a pais e educadores em geral.

Em maio de 2013, a convite da Instituição, estivemos no Colégio “O Baloiço” a contar histórias e a ensinar o que são as emoções aos pequenos da Sala dos 3 anos.

O CIPP esteve presente em todas as edições da Revista U, do extinto Jornal A União, com uma coluna quinzenal sobre temáticas relacionadas com a Psicologia, desde a génese de tal publicação.

O CIPP publica, igualmente, um texto no Jornal Alerta Saúde Açores, na sua edição online.

Adicionalmente, o CIPP tem estado presente em diversas publicações locais, regionais e nacionais com textos e artigos relacionados com as suas áreas de intervenção.

O CIPP utiliza, também, as novas tecnologias como forma de comunicar e de transmitir informações à comunidade. O seu perfil de Facebook, o seu site ou as newsletters que publica e envia por mail constituem estratégias de divulgação, mas também de partilha de conhecimentos e de informações científicas e/ou práticas relevantes

Noutro âmbito, e comprovando o seu cariz comunitário, o CIPP tem-se associado a diversas causas, colaborando, por exemplo, na Iniciativa Um Dia pela Vida (promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro) e no Projecto Pedal’Açores (relacionado com mobilidade, a prática de utilização da bicicleta e com a promoção de estilos de vida saudáveis).

Nos próximos anos, iremos continuar a reforçar esta vertente de trabalho, porque, em conjunto, ganhamos todos.

E, sim, estamos abertos a propostas!